Caetité

BAMIN vai investir mais de R$ 4 milhões em laboratórios no Centro de Educação Profissional de Caetité

A iniciativa, anunciada no 1º Encontro Sertão do Saber, é uma parceria com o governo do Estado da Bahia

Dois laboratórios serão implantados pela BAMIN no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), em Caetité, iniciativa que beneficiará todos os municípios da região Sudoeste e representa um investimento superior a R$ 4 milhões. As estruturas serão utilizadas por alunos de dois cursos técnicos: Mineração e Meio Ambiente. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 24, durante a abertura do 1º Encontro Sertão do Saber, evento realizado pela BAMIN e que acontece até quinta-feira, 25, no teatro João Gumes.

O CETEP é uma unidade de ensino promotora do desenvolvimento educacional científico voltado à capacitação técnica e formação de jovens em Caetité e outras cidades da região. A implantação dos laboratórios é uma parceria entre o governo estadual da Bahia e a BAMIN, que comprará equipamentos, fará a readequação das estruturas físicas e, em seguida, fornecerá capacitação para a equipe que cuidará dos espaços.

Na abertura do 1º Encontro Sertão do Saber, o diretor de Operações da BAMIN, Fernando Carneiro, anunciou a implantação dos laboratórios e reforçou o compromisso da empresa com ações que valorizem a educação e promovam a melhoria nas condições de vida das comunidades. Um dos objetivos em ações dessa natureza é deixar um legado vivo e estruturante para a Bahia.

“A Bamin acredita que, com investimentos na educação, em projetos e programas estruturantes, ela possa contribuir de forma significativa para a região de suas operações. Temos como pilar o diálogo transparente e direto, e estamos sempre dispostos a ouvir e buscar parcerias para o desenvolvimento sustentável. Temos a certeza de que sozinhos o caminho é mais desafiador, porém, com o apoio da sociedade e com as parcerias que temos conseguido com Governo Estadual, Prefeituras Municipais e diversas entidades, o futuro é muito promissor”, afirmou.

INTEGRAÇÃO EDUCACIONAL – O subsecretário de Educação do Estado da Bahia, Danilo de Melo Souza, classificou a implantação dos laboratórios como uma “perfeita integração entre empresa e unidade de ensino”. Ele explicou que a parceria com a BAMIN tem o objetivo de transferir tecnologia e formação para a mão de obra da região, além de garantir suporte aos estudantes em estrutura adequada para aprender e realizar experimentos. “Foi feito um planejamento criterioso entre a BAMIN e o CETEP para garantir a qualidade dos equipamentos e o melhor uso do espaço”, comentou.

Esteve também na abertura do 1º Encontro Sertão do Saber o prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, que pontuou como a gestão municipal tem estabelecido boas relações com a BAMIN. Ele ressaltou que, por conta das oportunidades que empresas trazem à cidade, espera-se que o desenvolvimento seja continuado. “O desafio é deixar um legado às gerações vindouras”, afirmou.

UNIDADE DE ENSINO – Na plateia do 1º Encontro Sertão do Saber, cercada por professores e estudantes, a vice-diretora do CETEP, Heydhirena Carvalho, celebrou a implantação dos laboratórios. Ela comentou que a ausência de laboratórios era um problema antigo enfrentado pela gestão da unidade de ensino. Agora, a expectativa é que as turmas de julho do ano que vem tenham a chance de utilizar as estruturas.

“Com essa ação da BAMIN e do governo do Estado, acredito que o CETEP terá êxito na continuidade desses cursos aqui no território de identidade Sertão Produtivo”, comemorou. A previsão é que cada curso seja iniciado no próximo ano com até 35 alunos.

PROGRAMAÇÃO – Nesta quinta-feira, 25, o 1º Encontro Sertão do Saber chegou no último dia com quatro palestras, um painel temático e apresentação especial de encerramento. Aconteceu pela manhã a palestra com a especialista em Gestão para Sustentabilidade e Gestão da Comunicação Corporativa, Karla Melo, e com o professor Antonio Ferreira Bonfim Filho, mais conhecido como Professor Ferreirinha. Ele é idealizador, treinador e administrador da Escolinha de Atletismo Flamengo (EAF), localizada em Jaguarari, no Sertão da Bahia.

As atividades da manhã foram encerradas com a palestra “Perspectivas de Carreira e Empregabilidade”, com a especialista em administração e marketing Margot Azevedo, que trouxe orientações a partir dos seus 25 anos de experiência profissional nas áreas de gestão de pessoas, marketing, comunicação e produção cultural.

No turno da tarde, a programação incluiu o painel temático “Semear para Florescer – Criando Possibilidades para a Construção do Conhecimento”, com professores e alunos de Caetité. Em seguida, a última palestra do evento será conduzida pela doutora em engenharia ambiental Roseane Palavizini. O encerramento ficará com o jornalista e escritor Matheus Boa Sorte e o tema “sonhar não paga imposto”. Reconhecido no mercado por sua atuação em diversas vertentes da comunicação, ele é Especialista em Storytelling e autor do livro “Matuto Poeta – Histórias Rimadas no Sertão”. O site oficial do evento é o www.sertaodosaber.com.br

SOBRE O EVENTO
O 1º Encontro Sertão do Saber é um evento organizado pela BAMIN. Seu principal objetivo é valorizar e inspirar professores, alunos e empresas da região. Na programação estão incluídos debates sobre temas contemporâneos, com palestrantes de renome nacional, valorizando, sobretudo, os saberes locais. São mais de 10 personalidades e mais de 20 horas de conteúdo voltados à valorização e incentivo da educação e da produção de conhecimento na região.

SOBRE A BAMIN
Há 16 anos a BAMIN está presente no Brasil, investindo continuamente em seus negócios, que incluem a Mina Pedra de Ferro, na região de Caetité, o Porto Sul, em Ilhéus, e agora com o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL. A empresa faz parte do Eurasian Resources Group (ERG), líder em mineração, metais e logística. O ERG é também o maior operador de transportes da Ásia Central, com ampla experiência em ferrovias.

Por Eder Luis - Darana RP / Foto: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo