Caetité

INB Caetité celebra Dia Mundial da Água

Localizada em uma região semi-árida, a cidade de Caetité/BA tem na temática água uma grande relevância. Assim sendo, o Programa de Educação Ambiental da Unidade de Concentração de Urânio da Indústrias Nucleares do Brasil – INB preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, para abordar esse recurso natural tão importante, com dinâmicas educativas, reflexivas, práticas e divulgação de ações adotadas.

No próprio dia 22, a empresa doou 400 mudas de espécies nativas da região (ipê roxo, barriguda, umburana macho e jatobá) em frente ao Espaço INB Caetité. O caetiteense Adenilson Maciel Duarte foi uma das pessoas que levou as mudas. “Sempre pego e planto, porque contribui para o meio ambiente. Gosto muito de plantar e preservar a natureza”, disse. Adenilson ainda contou que conversando com outro senhor sobre a escassez de água no poço de sua propriedade, ele perguntou se a vegetação ao lado do poço estava preservada. “Eu disse que não. Ele falou para eu plantar plantas na beira do poço. Eu plantei e está lá para todo mundo ver, a água voltou ao normal. Hoje não tem dificuldade de água lá em casa”, constatou.

No dia 26 de março, a engenheira ambiental Josilene Rocha, que também é mestranda em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFAGUA) na Universidade Federal da Bahia (UFBA), conduziu a palestra “Mudanças Climáticas e Questões Hídricas” para os colegas da Unidade de Concentração de Urânio (URA). A engenheira partiu das perguntas a seguir para destrinchar a temática proposta: Quais os “serviços” da água? A água tem dono? Para que haja expansão econômica, é preciso de mais água? Toda água é um recurso hídrico? Você utiliza água de qual bacia hidrográfica? Também apresentou dados sobre o consumo de água no mundo e mais especificamente a demanda da URA.

Enquanto brincavam com o Jogo das Águas (inspirado em jogos de tabuleiro com dado), os estudantes de 4 a 7 anos da Escolinha Grão de Areia, Colégio Mundo Colorido e Escola Municipal Monsenhor Bastos aprenderam sobre as boas práticas para a preservação e para evitar o desperdício da água. As turmas iniciaram a visita ao Espaço INB dia 25 de março e seguem até dia 4 de abril. A expectativa é que 150 crianças participem da atividade.

Fechando a programação, o químico Rodrigo Gibaut explicou como a INB conduz o Programa de Monitoração de Águas subterrâneas e de superfície, no Programa Radioatividades veiculado na Rádio Educadora Santana de Caetité e disponível no Canal da INB no youtube.

Por INB / Fotos: Ascom

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo