Região

Estradas vicinais e ruas não pavimentas estão estado crítico em Guanambi após 480 mm de chuva em um mês

São muitas as queixas referentes às condições de tráfego em estradas rurais e ruas não pavimentadas de Guanambi. Dezembro terminou com registro de acumulados de chuva históricos e a fartura de águas deixou evidente problemas antigos de infraestrutura.

Várias comunidades rurais estão praticamente isoladas pelas condições das estradas vicinais, além de ruas intransitáveis nos bairros sem pavimentação e muitos buracos nas principais avenidas que cortam a cidade.

Desde o início do mês, quando as chuvas mais expressivas começaram a cair, vários pontos de atoleiro começaram a surgir pelos cerca de 800 quilômetros estradas que ligam a sede e os distritos aos vários povoados espalhados pela zona rural. A dificuldade de tráfego prejudica agricultores que não conseguem escoar a produção, e a população que precisa acessar os serviços da cidade para diversas finalidades, principalmente de saúde.

Em alguns bairros, moradores não estão conseguindo acessar as garagens de suas casas com seus veículos devido aos atoleiros e valas abertas pelas enxurradas. Com fim do período chuvoso ainda distante, a situação deve permanecer por mais algum tempo. As situações mais críticas são registradas em bairros como Anita Cardoso, Brindes, Ipanema, Liberdade, Morada Nova, entre outros.

A Prefeitura de Guanambi informou que várias equipes da secretaria municipal de Infraestrutura seguem trabalhando para reduzir os efeitos negativos das chuvas na zona urbana e também no interior do município. Entre os trabalhos citados, está o desentupimento de bueiros e bocas de lobo, assim como a retiradas de árvores, recuperação vias públicas danificadas por enxurradas, retirada de areia e lama em vias mais movimentadas para prevenir eventuais acidentes, averiguação de residências, entre outras ações preventivas e emergenciais.

Já em relação às estradas, enquanto as chuvas não cessarem, pouco pode ser feito no momento, já que a terra úmida dificulta o trabalho das máquinas e a compactação das vias.

A prefeitura também ressaltou que as equipes estão de prontidão para atendimento de chamadas em casos de prestação de apoio ao Grupo de Trabalho, criado para o gerenciamento das ações de combate e prevenção aos efeitos chuvas. Solicitação de ajuda para casos de quedas de árvores, canais entupidos, alagamentos, vias interrompidas ou outras questões graves relacionadas às enchentes podem ser feitas pelo telefone: 9-9982 – 9438 que também é WhatsApp.

 

Fonte: Agência Sertão / Foto: Leitor

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo