Educação

Uesb implementa programa americano para o estudo de Química

A Uesb é a segunda universidade pública do Norte/Nordeste a implantar o programa Student Chapter, da Sociedade Americana de Química (American Chemical Society – ACS). Esse programa disponibiliza auxílios financeiros e apoio institucional para contemplar a capacitação dos estudantes em temas associados à Química, formar uma rede de colaboração com instituições nacionais e internacionais, formação em liderança, execução e participação em eventos científicos locais, regionais e internacionais, além de outras ações que possam alcançar toda a comunidade universitária e também externa.

No Brasil, até o ano de 2023, existiam quatro universidades sediando este programa: as Universidades de São Paulo (USP), Rio de Janeiro (UFRG), Minas Gerais (UFMG) e do Ceará (UFC), sendo todas federais e majoritariamente na região Sudeste. O professor Leonardo de Oliveira Aguiar, do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT), campus de Jequié, e membro da Sociedade Americana de Química (American Chemical Society – ACS), foi aprovado para coordenar o Student Chapter na instituição, sendo o primeiro professor de uma universidade estadual a coordenar.

A partir de agora, a Uesb se torna a quinta sede do programa no Brasil e membros da ACS Student Chapter das outras universidades brasileiras já participaram de inúmeras ações nos Estados Unidos e apresentaram seus trabalhos em importantes reuniões e congressos científicos. Os objetivos da implantação na Universidade serão executar atividades de pesquisa na área da Química Verde, bem como divulgação científica com esta temática, por meio de eventos locais e capacitação de todos os estudantes dos cursos de graduação em Química e áreas afins.

A ideia é que a aplicação do programa tenha uma estrutura, também, extensionista, com o propósito de incluir atividades fora da universidade. “O programa se configura como uma janela de oportunidade para os estudantes associados exercerem habilidades de liderança e colaboração (soft skills), além de receberem capacitações e treinamentos na área da Química, que atenderão toda a comunidade estudantil”, informa o professor Leonardo Aguiar.

Outras informações podem ser obtidas pelo perfil no Instagram do projeto.

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo