Agente de trânsito de Caetité se torna referência na Bahia em curso realizado pelo SENTRAN-PRF
Foi realizado entre os dias 01 e 18 de novembro de 2022 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, a etapa presencial dos cursos CAAT e CFAT, aperfeiçoamento e formação respectivamente para Agentes de Trânsito (AGT) municipais, estaduais, federal (DNIT e ANTT) com disciplinas complementares do curso de formação da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
O curso foi uma realização do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em parceria com a Universidade Corporativa da PRF (UniPRF) que ministrou os cursos.
Foram selecionados agentes de trânsito de todas as regiões do País, na Bahia o AGT Vagnelson Ribeiro, foi um dos escolhidos.
Na abertura oficial do curso, bem como no encerramento, (formatura), estiveram presentes diversas autoridades, a exemplo do Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, que em sua fala enfatizou a importância da capacitação continuada dos AGTs, por que são eles quem lidam diretamente com os usuários, a aplicação correta dos seus conhecimentos e da técnica de evitar acidentes e mortes no trânsito. Esse tipo de ação reverbera em vidas salvas, que é o âmago das ações educativas, e no esforço legal dos AGTs e, principalmente, do PNATRANS-Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, que até 2028 pretende salvar 86 mil vidas.
Sobre a formação o AGT Ribeiro enfatizou que “Foi uma honra representar o meu município, estado e região nordeste com meus pares, ao tempo que este curso pioneiro crava um marco divisor de águas para todos os envolvidos, de modo que, a partir de agora os próximos cursos poderão ser espelhados no padrão PRF, que possui quase 100 anos de expertise na área.”
Por Vagnelson Ribeiro/HR Bahia / Foto: Arquivo Pessoal