BahiaSaúde

BAHIA REGISTRA CRESCIMENTO DE 33% NOS CASOS DE DENGUE

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou dados indicando que foram registrados 47.753 casos de dengue na Bahia ao longo de 2023, representando uma taxa de 322,4 ocorrências por 100 mil habitantes. Em comparação com 2022, houve um aumento de 33%. Em todo o Brasil, os casos da doença aumentaram 15,8%, passando de 1,3 milhão em 2022 para 1,6 milhão no ano passado.

O infectologista Claudilson Bastos destacou que a população pode contribuir para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio de medidas simples. Ele enfatizou a importância de evitar água parada em ambientes internos e externos, especialmente durante o verão, quando as chuvas e o calor favorecem a reprodução dos mosquitos.

Bastos recomendou a vacinação como medida preventiva contra casos graves, internações e mortes. A vacina Qdenga (TAK-003) do laboratório japonês Takeda, autorizada pela Anvisa, protege contra os quatro tipos do vírus da dengue. Ela pode ser aplicada tanto em pessoas que nunca tiveram dengue quanto naquelas que já contraíram a doença. A vacina, disponível na rede privada, será incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em fevereiro, com foco em públicos e regiões prioritárias. Bastos ressaltou que a Qdenga é segura, eficiente e pode ser administrada em pessoas de 4 a 60 anos, prevenindo mais de 80% dos casos de dengue e reduzindo em 90% as hospitalizações.

 

 

 

Fonte: bahiaeconomica / Foto: Arquivo/Agência Brasil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo