Caetité

BAMIN recebe visita de estudantes na Mina de Ferro em Caetité

Estudantes conheceram os processos de extração de minério da região

A BAMIN recebeu na Mina Pedra de Ferro, em Caetité, na última terça-feira (30), a visita de estudantes dos cursos de Engenharia de Minas e de Biologia da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Durante o encontro, os acadêmicos conheceram de perto as estruturas da mina e do Centro de Conservação do projeto com auxílio da equipe do setor de meio ambiente e relacionamento com comunidades.
O momento da visita também permitiu que os estudantes tivessem uma aproximação com os processos ligados à extração do minério, bem como as condicionantes atendidas pela empresa na região. “É importante conhecermos a contrapartida da empresa, além de acompanhar de perto esses espaços e ver como tudo vem se organizando e se estruturando. Fomos muito bem recebidos por toda a equipe da BAMIN, e isso é fundamental para que a gente possa ter as nossas opiniões, críticas e poder trabalhar dentro dessas perspectivas”, declarou a diretora da UNEB, Juliane Amorim.
Leandro Silva, estudante do curso de Biologia, também esteve na mina e apontou a importância de aliar esta visita ao seu conhecimento teórico. “A gente veio ver na prática como é feito, porque a teoria a gente já tem. E eu amei! Fiquei deslumbrado com os projetos que a empresa tem, por exemplo, o hospital veterinário. A BAMIN está de parabéns e eu espero que dê oportunidades para os futuros profissionais da UNEB que estão em Caetité”, enfatiza o aluno.
A professora Josiane dos Santos revelou aos estudantes a importância e a atenção que um empreendimento desse porte precisa com o território em torno da operação. “ Dentro dos padrões que a gente conheceu, está tudo muito organizado e a gente consegue ver o caminhar, como são as etapas, observar os retratos de como era antes e como está agora. É importante entender o processo de extração como algo necessário para o funcionamento econômico, mas também como é fundamental a parte de conservação”, finaliza a docente.

SOBRE A BAMIN

A BAMIN está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio para o Brasil, investindo R$ 20 bilhões nos projetos que incluem a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: Porto Sul, em Ilhéus, e a BAMIN Ferrovia, que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão. A previsão é de que a ferrovia e o Porto Sul estejam prontos em 2027.

 

 

 

Por Ascom / Foto: Ascom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo