A Câmara Municipal de Guanambi deu início nesta segunda-feira, 19, aos trabalhos legislativos de 2024, durante Sessão Ordinária realizada no Plenário Lino Teixeira.
A sessão contou com a participação da Secretária de Educação do Munícipio Lajucy Donato, representando o Prefeito Arnaldo Azevedo, no qual está na capital Salvador, cumprindo agenda oficial. Em seu discurso, a Secretária prestou contas das ações executadas pela municipalidade em todas as áreas da administração e destacou metas para este ano. Aproveitando o momento a responsável pela pasta destacou que foi protocolado nesta Casa, o Projeto de Lei do Executivo que versa sobre o reajuste de 3,6% do Piso Salarial Profissional Nacional do magistério público da educação básica, por fim desejou a todos os vereadores, que tenham mais um ano proveitoso e que a Casa da Cidadania siga defendendo os interesses da população.
A Tribuna Livre da Casa da Cidadania contou com a participação do senhor Igor de Assis Cotrim Silva, que solicitou aos vereadores que, em conjunto com o Executivo, agilizassem a homologação dos dois concursos realizados em 2023 (Editais 01 e 02). Além disso, a professora Marisela Pi Rocha, Coordenadora do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em Guanambi, apresentou as atividades do Polo nos âmbitos municipal, estadual e federal. Também aproveitou a oportunidade para convidar todos os presentes para a 1ª Feira Internacional Literária e Artística de Guanambi, com o tema “Literatura, Ancestralidade e Meio Ambiente”, que ocorrerá de 3 a 6 de abril de 2024 no polo da UAB.
Parlamentares agradeceram a presença da Secretária de Educação e expressaram apoio ao reajuste de 3,6% no Piso Salarial Profissional Nacional do magistério público. Além disso, comprometeram-se a entrar em contato com o Executivo a fim de encontrar formas mais eficientes de agilizar a homologação dos concursos e demonstraram entusiasmo em relação à 1ª Feira Internacional Literária e Artística de Guanambi. Durante a sessão, deram as boas-vindas aos colegas vereadores e apresentaram demandas da comunidade, incluindo a pavimentação de ruas, a recuperação das estradas vicinais e a substituição de lâmpadas. Também parabenizaram o gestor pelo anúncio da implantação do aterro sanitário e solicitaram a colaboração da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, entre outras doenças.