Central de Associações de Caetité se reúne em Assembleia Geral
Marcaram a reunião ordinária, a eleição da nova diretoria, ajuste da tarifa e celebração de 4 anos da Central de Caetité
A reunião anual em Assembleia Ordinária da Central de Associações visa discutir assuntos de interesses gerais junto às associações filiadas e, em 2024, a Central de Caetité realizou o momento no dia 31 de janeiro, com a participação de 31 representantes das comunidades associadas. A Assembleia teve como pontos destaques a eleição da nova diretoria, a aprovação do reajuste da tarifa e a celebração dos 4 anos da atuação da unidade de Caetité.
A atualização da tarifa teve aprovação quase que unanime pelos presidentes das associações, sendo aplicada a partir do faturamento de fevereiro de 2024. A gerente da Central de Caetité, Poliana Brandão, explicou o motivo do reajuste: “há 4 anos conseguimos manter o valor, devido ao apoio do Estado, por meio do convênio firmado em 2021. Porém para darmos continuidade e sustentabilidade desse modelo de gestão comunitária mostramos a necessidade da adequação no valor da tarifa, e a grande maioria compreendeu e concordou”, justificou a gerente.
A eleição, por indicação e votos abertos entre os presidentes das associações filiadas, definiu a diretoria para os próximos 3 anos, sendo o Conselho de Gestão composto por: Presidente: Sara Pereira dos Santos – Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Boca do Campo e Tanque Grande – Município de Tanque Novo. Vice-Presidente: Luiz Alberto Maciel Públio – Associação Comunitária de Pedras – Município de Urandi. Primeiro Tesoureiro: Ana Borges Bertunes de Oliveira – Associação dos Produtores de Volta da Serra – Município de Paratinga. Segundo Tesoureiro: Milene de Almeida Santos – Associação Comunitária dos Moradores de Ponte – Município de Paratinga. Primeiro Secretária: Rhámony de Castro Malheiro – Associação Comunitária dos Amigos e Moradores da Fazenda Mutamba – Município de Caetité. Segundo Secretário: Edson Rocha Santos – Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Riacho do Humaita Lagoa do Bino e Capinal – Município de Guajeru. Conselheiro Coparticipe Município: Gustavo Luiz Soares França – Prefeitura Municipal de Caetité. O Conselho Fiscal ficou formado pelos membros: Lucas Leonardo de Sousa – Associação Comunitária de Caldeiras – Município de Caetité; Reigivaldo Gonçalves de Macedo – Associação Remanescentes Quilombola Lagoa do Jacaré – Município de Paratinga e Leidelaine Souza Lessa Santana – Associação Beneficente Senhora Santana – Município de Macaúbas.
O que é a Central? Associação sem fins lucrativos que atua há mais de 20 anos na operação de infraestrutura hídrica rural, em parceria com o Governo do Estado, Prefeituras e instituições privadas, visando reduzir as desigualdades sociais. A sede do município de Caetité é a mais recente entre as três unidades da Bahia, completando 4 anos em 2024. Nesse curto período, a Central de Caetité já atende a 18 municípios da região, com 56 associações filiadas, por meio de 57 sistemas de abastecimento rural de água, totalizando 7.883 ligações domiciliares, que beneficia, aproximadamente, 22 mil pessoas com água encanada, frente a uma tarifa com valor médio de R$ 28,16 por domicílio (a tarifa sofrerá pequeno ajuste a partir de fevereiro/24).
Por Giselle Quintão / Jornalista - Cerb / Fotos: Ascom