BahiaCaetitéComunidade

Central de Associações participa do XI Seminário Nacional de Saneamento Rural e XIII Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais, realizado em Salvador-BA

O evento, que discutiu os avanços e desafios do saneamento rural, foi um sucesso!

Entre os dias 06 e 08 de agosto, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, a equipe da Central de Associações Comunitárias de Caetité esteve envolvida nas discussões sobre os avanços das políticas de saneamento rural, junto a um grande público motivado pelo assunto, com representantes de 16 estados do Brasil e Distrito Federal, totalizando 384 participantes. Nessa edição, o Seminário trouxe o tema ‘O Saneamento Rural escrevendo sua história: Gestão Participativa e Compromisso Social’, com o objetivo principal de promover a troca de ideias, tecnologias e ações sociais desenvolvidas pelos Sisars (Sistemas de Saneamento da Bahia e os Sistemas Integrados de Saneamento Rural) e Centrais, além de compartilhar experiências de gestão e políticas públicas do saneamento rural.
No discurso de abertura, Sara Pereira, presidente da Central de Associações Comunitárias Caetité, enfatizou que o saneamento rural avança por meio de parcerias fortes e efetivas. “Discutir as melhores práticas para promover o saneamento rural é extremamente importante para o desenvolvimento dos municípios”, destacou a presidente Sara.

Esse Seminário é promovido pela Câmara Temática de Saneamento Rural da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em parceria com as Centrais de Associações Comunitárias da Bahia e os Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisars) do Ceará, Piauí e Pernambuco. Nesse evento, dentre os temas abordados, estiveram: Aspectos Socioeconômicos da Universalização dos Serviços de Água e Esgoto; Política Federal de Saneamento Rural: Perspectivas e Desafios; Cenário do Saneamento Rural no Nordeste; Fortalecendo Comunidades por meio do Associativismo; Papel da Equipe de Desenvolvimento Comunitário no Fortalecimento das Organizações Comunitárias; Importância de Indicadores como Instrumento para Sustentabilidade do Modelo de Gestão Compartilhada; Propostas e Desafios para Viabilidade do Saneamento nas Áreas Rurais; Saneamento Rural Indígena; Captação de Recursos para Implantação de Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário com o Modelo de Gestão em Áreas Rurais. O próximo evento acontecerá em 2026, em Teresina, no Piauí e, perante o sucesso dessa edição, já fica uma grande expectativa.

Sobre as Centrais de Associações Comunitárias do estado da Bahia, são 3 (três) sedes nos municípios de Seabra, Jacobina e Caetité, que já beneficiam 126.170 pessoas em 41 municípios, realizando mais de 37 mil ligações e apoiando a instalação de 183 sistemas de abastecimento de água. Estão previstas a implantação de mais 7 (sete) Centrais nos municípios de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Jequié, Itabuna, Teixeira de Freitas e Barreiras. A ação voltada ao saneamento rural é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo