Com as últimas chuvas, Barragem de Ceraíma recebeu 11,2 milhões de metros cúbicos de água
Uma preocupação de todos antes do período chuvoso, sobretudo, dos produtores do Perímetro Irrigado, era o baixo volume da Barragem de Ceraíma. “A barragem é a principal reserva para os produtores locais, com as articulações que firmamos com o apoio da Prefeitura de Guanambi, em diálogo com a Embasa, Agência Nacional de Águas (ANA) e produtores, esperamos que a Embasa deixe de utilizar a água e siga utilizando a adutora, para abastecer as outras cidades, não podemos correr o risco novamente de ver a barragem colapsar na sua capacidade de armazenamento”, frisou o secretário municipal de Agricultura, Vanderlei Florêncio.
De 25 para 36 milhões de metros cúbicos
Segundo dados oficiais disponibilizados pelo Chefe do escritório da Codevasf em Guanambi, Hudson Faria, antes do período das chuvas, em 22/12/2023, a Barragem de Ceraíma tinha a cota 508,34 – correspondente a 25,328 milhões de m3. Após o período chuvoso, com medição feita nesta sexta (16), a cota subiu para 511,50 – correspondente a 36,522 milhões de m3.
Aumento de 11m3
Segundo os dados, o reservatório teve um aumento de 11,2 Milhões de m3, o que correspondente a 3,16 m de lâmina d’água. A barragem tem o seu imite na cota 515, com capacidade total de 51 milhões de m3.
Autor: Assessoria de Comunicação / Foto: Léo Dias