A deputada Ivana Bastos participou, na última segunda-feira (4), ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da inauguração do Hospital Ortopédico da Bahia, em Salvador. A unidade de saúde, especializada em ortopedia e traumatologia, fica no bairro do Cabula e conta com 212 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), 13 salas cirúrgicas, ambulatório, serviço de diagnóstico e reabilitação. Presentes na cerimônia, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a secretária de saúde da Bahia, Roberta Santana.
O Hospital Ortopédico do Estado, que contou com um investimento de R$ 224 milhões, vai realizar atendimento de serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados – referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência e pelo Sistema Lista Única em casos eletivos.
Para a parlamentar, a entrega da unidade de saúde marca uma nova era da ortopedia na Bahia. O hospital vai colaborar no atendimento da grande demanda que existe no estado para a especialidade de traumatologia. “Parabéns ao governador Jerônimo Rodrigues e toda equipe pela dedicação e empenho para a concretização deste grande conquista para todos nós”, ressaltou Ivana Bastos.
A previsão é que o hospital realize anualmente 290 mil atendimentos e 15 mil cirurgias, além de contar com centro de reabilitação e espaço para ensino e pesquisa. Além das salas cirúrgicas, o hospital dispõe de ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
A deputada Ivana Bastos dividiu o momento acompanhada do presidente de Saúde do Alto Sertão, o prefeito de Iuiu, Reinaldo Góes. Estiveram presentes também a primeira-dama do estado, Tatiana Velloso, o Ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, o Vice-Governador, Geraldo Júnior, o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, o Procurador-Geral de Justiça, Pedro Maia, e os senadores Jaques Wagner, Otto Alencar, Ângelo Coronel, e o diretor-geral da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Henrique Sutton.
Por Ludmilla Sena / Foto: Ascom