Idoso de 76 anos é “descartado” em hospital de Carinhanha por servidores de Guanambi (entenda o caso)
No último sábado (17) um fato desumano e inacreditável aconteceu envolvendo um idoso. Em uma manobra incomum de transferência ou remoção, um senhor de 76 anos de idade teria sido descartado por ordens da Secretaria Municipal de Assistência Social, em hospital na cidade de Carinhanha/BA, e despachado na recepção sem os mínimos cuidados necessários para o acolhimento.
Segundo a secretária de Assistência Social do município de Carinhanha, Julielba Chapermam, a colega Carla Maria Santos Gomes (secretária Municipal de Assistência Social de Guanambi) informou na manhã de sábado (17) que teria recebido uma “ordem judicial” para realizar a transferência do paciente de 76 anos, e estaria repassando todas as responsabilidades do caso ainda naquele dia. Julielba Chapermam comunicou que não seria possível recebê-lo naquele dia por não dispor de local apropriado, o paciente não seria morador do município e por ser um sábado (uma vez que os servidores estariam de descanso).
Ignorando as dificuldades de acolhimento na cidade vizinha, o idoso foi levado para Carinhanha. Em uma primeira tentativa de “descarte” o motorista foi até a casa da prefeita Chica do PT, que após ser informado a ausência da gestora no local se dirigiu até o hospital municipal da cidade. Ao entrar na unidade de saúde, o motorista teria entregue alguns documentos à recepcionista, colocou o idoso sentado em umas das cadeiras e saiu em seguida.
Ao tomar conhecimento do fato, a secretária de Assistência Social montou uma força tarefa para buscar informações de parentes que pudessem o acolher, chegando a recorrer até a secretaria de Assistência Social de Malhada, porém sem êxito. A partir de então, sensibilizados com o estado crítico do idoso que precisava de cuidados básicos, as duas secretarias (de Carinhanha e Malhada) e preocupadas em proteger e garantir os direitos básicos, hospedaram o idoso de 76 anos em uma pousada na cidade de Carinhanha onde segue até o momento com suporte de alimentação, medicação e fraldas geriátricas.
Segundo Julielba, o que mais impressionou diante do fato foi a falta de humanismo do município de Guanambi no tratamento dado ao cidadão, inclusive infligindo o Estatuto do Idoso no Art.3º onde garante que: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.
Vale ressaltar que o documento inicialmente apresentado à secretária do município de Carinhanha trata-se de uma decisão da Promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, que determina apenas o encaminhamento do fato e cópia dos autos para Comarca de Carinhanha, a fim de que o Promotor Titular tomasse as devidas providências. Porém não determina quais seriam os passos a partir de então.
Para finalizar, a secretária Julielba afirmou que o jurídico do município de Carinhanha já foi acionado e deverá tomar todas as medidas necessárias sobre o caso, inclusive com relação ao município de Guanambi.
Foto: imagem ilustrativa/stevepb/pixabay Por: Juliana Alves (MTBE - 06507/BA)