INB realiza simulado de emergência em Caldas
Tempo de resposta foi considerado excelente pelo presidente da Câmara local
Nesta quinta-feira (06/06), a Indústrias Nucleares do Brasil – INB realizou o 2º Simulado Externo de Emergência para a Barragem de Rejeitos da Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC), em Caldas/ MG. Durante o exercício, foi possível testar e cronometrar o tempo de resposta da INB e dos órgãos de segurança e fiscalizadores a uma situação de emergência e também treinar como deve ser a movimentação dos ocupantes da Zona de Autossalvamento para o ponto de encontro.
O presidente da INB, Adauto Seixas, que estava presente na Unidade, aproveitou a ocasião para tranquilizar a população quanto à segurança da barragem: “Posso afirmar que não tem perigo nenhum essa barragem, porque ela é muito monitorada. Não existe risco de rompimento”. E ainda acrescentou que a expectativa é que a Barragem seja retirada do nível de emergência em breve, pois foi enviada documentação para Agência Nacional de Mineração – ANM, atendendo ao que foi solicitado. “Estamos sendo monitorados por órgãos sérios, competentes, e não vamos medir esforços para atender o que exigirem a nós”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal de Caldas, Daniel Tygel, disse que decidiu acompanhar o simulado para verificar se estava tudo funcionando bem e que achou o resultado satisfatório. “Tenho percebido uma mudança grande na seriedade e na forma como a INB tem sido tratada. Já estou vendo várias informações importantes do presidente da INB, como a possibilidade de avançar no descomissionamento, inclusive das próprias barragens. Essa sempre foi a nossa luta”.
O simulado teve início às 9h e, para poder checar os aspectos propostos, foi criado um cenário hipotético em que seria identificada uma condição anormal na barragem após um temporal. Com isso, um dos operadores presentes no local aciona então a coordenadora do Plano de Ação de Emergência que aciona o responsável técnico da Barragem de Rejeitos. A partir daí, as equipes da INB começam as movimentações para solucionar a questão. No entanto, asituação se agrava e é declarado o nível 2 de emergência. Neste momento, é ativado o fluxo de notificações e de atuações, tudo sendo cronometrado. Para testar o deslocamento de pessoas das áreas de risco, foram acionadas sirenes na Barragem de Rejeitos e na Zona de Autossalvamento (Fazenda Eco Forte). Ao todo, o exercício durou 2 horas.
Participaram do simulado a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, juntamente com as coordenadorias municipais de Caldas e Poços de Caldas; o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Polícia Militar de Caldas e a Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama acompanhou de maneira remota.
Os eventos foram simulados na própria Barragem de Rejeitos; em uma sala de situação que foi preparada no prédio administrativo da Unidade, onde se reuniram os órgãos; e na Zona de Autossalvamento. Após o exercício, foi realizada uma reunião de encerramento com todos os participantes. Posteriormente, será emitido o 2° Relatório do Simulado de Emergência na Barragem de Rejeitos.
Fotos: Ascom/INB