Militantes LGBTQIA+ destacam a importância de realizar a Marcha do Orgulho no interior da Bahia
Com o tema "O preconceito afasta, o respeito une", o evento teve início neste sábado, 1º, em Vitória da Conquista, e contou com centenas de participantes da cidade e da região circunvizinha.
Centenas de pessoas participaram da edição 2023 da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Vitória da Conquista neste sábado, 1° de julho. A programação do evento foi até o domingo, 2, data em que também se celebra o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.
Com concentração no Bosque da Paquera e 12 atrações musicais, que se apresentaram em um trio elétrico parado na Avenida Brasil, a Marcha trouxe como tema “O preconceito afasta, o respeito une”.
Devido a questões logísticas de trânsito, o trio não pôde se deslocar pela Avenida Brasil, como estava previsto na programação. O trajeto realizado foi simbólico e ocorreu por volta das 16h do sábado, 1°, com um carro de som.
Atrás do veículo, os participantes percorreram as ruas ao redor do bosque, ao ritmo de grandes sucessos da música pop. Estiveram presentes no evento diversos grupos e coletivos LGBTQIA+ da cidade, além de autoridades públicas como o secretário de Desenvolvimento Social do município, Michael Farias.
“Reforçar a pauta dos direitos humanos é uma questão fundamental para nós garantirmos que a população LGBTQIAPN+ possa, cada vez mais, ampliar a sua participação na vida da comunidade, acessando direitos básicos que as políticas públicas precisam estar promovendo”, disse Farias.
Os militantes LGBTs falaram sobre da importância de realizar o evento no interior da Bahia e discutir localmente as pautas da comunidade LGBTQIA+, uma vez que a festa é mais conhecida por acontecer em grandes capitais, como São Paulo.
Fonte e Foto: Afonso Ribas e Victória Lôbo/conquistareporter