Pirarucu é capturado do sangradouro da Barragem de Ceraíma; veja vídeo
Um pirarucu de aproximadamente 90 quilos e mais de um metro e meio de comprimento foi capturado no sangradouro da Barragem de Ceraíma, em Guanambi.
Segundo moradores, peixe se aproximou da borda e acabou despencando de uma a altura de aproximadamente cinco metros. Como ocorreram chuvas nas cabeceiras no decorrer da semana, a barragem continua sangrando após pouco mais de mês de chegar à sua capacidade máxima.
Ele foi encontrado no fim da tarde desta quinta-feira (10). Como ainda estava fresco, foi levado para o Núcleo de Ceraíma, onde foi limpo e cortado. Seus pedaços foram distribuídos para mais de cem pessoas que foram até a praça do distrito para ver o peixe.
O pirarucu em questão foi introduzido em um criatório particular, no entanto, de acordo com moradores da localidade, ele fugiu há cerca de três anos, quando ainda tinha em volta de 15 quilos. De lá para cá, ele foi visto muitas vezes por pescadores e moradores das margens do reservatório. Inclusive já foi filmado várias vezes.
Considerado o maior peixe dos rios da Amazônia, a espécie pode chegar a até 200 quilos e medir três metros de comprimento. Por conta da carne que fornece, o pirarucu chegou a ser ameaçado de extinção, porém, nos últimos anos houve um aumento na reprodução em cativeiro. Veja o vídeo:
Fonte: Agência Sertão / Foto: Leitor / Reprodução | Redes Sociais