Saúde

Profissionais de hospitais de Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista foram capacitados para processo de doação e captação de órgãos

Nos dois últimos dias (9 e 10) aconteceu o credenciamento das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes CIHDOTT) e a capacitação dos profissionais dos Hospitais Geral de Vitória da Conquista, IBR, São Vicente, SAMUR, Geral de Guanambi e Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (Brumado), no Sudoeste do Estado.

O programa de treinamento da Central Estadual de Transplantes objetiva a expansão do número de doações e transplantes de órgãos e córneas no Estado. No momento, 28 pessoas aguardam por um transplante de fígado, 1.660 de rim e 1.243 de córneas.

Para que ocorra a doação e consequente captação de órgãos a identificação do potencial doador na unidade hospitalar. Após criteriosa etapa de exames e avaliações é efetuado o diagnóstico de morte encefálica. Caso confirmada a morte encefálica, os familiares precisam autorizar a doação para que se proceda a retirada dos órgãos doados.

 

Fonte e Foto: Ascom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo