XXII ENCONTRO REGIONAL DE SURDOS NOS DIAS 21 e 22 de outubro em Caetité
A comunidade surda caetiteense realizará o XXII ENCONTRO REGIONAL DE SURDOS, com o objetivo de reunir surdos, familiares, intérpretes de Libras, pesquisadores e simpatizantes da causa, buscando fortalecer e construir coletivamente, melhorias para a comunidade surda de Caetité e região. O momento é aguardado com ansiedade pelos participantes, já que foram três anos sem realização deste evento, em virtude da pandemia.
Caetité sediará o evento nos dias 21 e 22 de outubro de 2023, com o tema Desafios e perspectivas das comunidades surdas pós-pandemia: saúde mental, educação e organização política. No 21 de outubro, às 19h30min, será a abertura e mesa redonda. Serão três convidados para debater o tema: Mariza de Jesus Silva, psicóloga bilíngue no município de Caetité; Murilo Rocha Nunes, professor especialista em Libras e Presidente da Associação de Surdos de Vitória da Conquista; e a professora mestra na UFRB, Campus Amargosa, Fabíola Morais Barbosa. No domingo pela manhã, 22 de outubro, terá um momento recreativo com atividades esportivas, no Centro Social Urbano.
Será um momento importante para o município de Caetité, com trocas de experiências que promovam a difusão da língua de sinais, da identidade e da cultura surda. É preciso entender o quanto a pandemia impactou as comunidades surdas, quais desafios foram impostos por ela e de que forma podem ser superados. Além da comunidade surda caetiteense, outros municípios da região como: Guanambi, Brumado, Lagoa Real, Itapetinga, Lagoa Real, Vitória da Conquista e Barra do Choça, já confirmaram presença.
As inscrições estão abertas até o dia 15 de outubro, com um investimento de $25,00 e podem ser feitas através do link https://forms.gle/ph3wr6nVMq4URirf6. Para maiores informações entre em contato com a comissão organizadora através do WhatsApp: (77) 99101-0548, e-mail: xxiiencontroregionaldesurdos@gmail.com ou ainda pelo Instagram: @encontrodesurdos2023.
Participe! Conheça a comunidade surda e faça parte desta história!
Foto: Reprodução/camarainclusao