O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou aumento médio de 1,06% em março, na Região Metropolitana de Salvador. A disparada neste mês representa a primeira alta no comparativo mensal – índice variou 0,91% em fevereiro – após três quedas consecutivas e ficou acima da média nacional (alta de 0,95%). Os números foram divulgados nesta sexta-feira (25), pelo IBGE.
Na RMS, oito dos os nove grupos de produtos e serviços que formam a prévia inflacionaária tiveram alta em março, puxados pelos alimentos (+1,84%, maior alta desde janeiro de 2020) e transportes (+1,60%, com força maior da gasolina).
O IPCA-15 é apontado como a principal prévia inflacionária, pois é medido também pelo IBGE e segue metodologia semelhante à do indicador oficial (IPCA), mudando apenas o período da coleta.
No primeiro trimestre do ano, o IPCA-15 da RM Salvador acumula alta de 3,09%, mantendo-se acima do resultado nacional (2,54%). A região está na segunda colocação nacional entre os lídres no acumulado de 10 meses terminados neste mês (11,92%)
Por bahia.ba / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil