BahiaPolíticaRegião

Jair Bolsonaro visitará Tanhaçu para autorizar retomada das obras da Fiol

O presidente irá autorizar a retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) no estado, na cidade de Tanhaçu.

O presidente da república Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido), visitará a Bahia mais uma vez neste mês de agosto. A data ainda não foi divulgada, mas acontecerá até o próximo dia 31.

A visita será para realizar a cerimônia de autorização da retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste, na cidade de Tanhaçu. A ação é um importante passo para aquecer a economia do Sudoeste baiano que sofreu com a queda de receita durante os piores meses da pandemia da Covid-19. Estima-se que o investimento vai contribuir para a criação de 55 mil empregos entre diretos, indiretos e efeito-renda ao longo da concessão.

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um heliponto está sendo construído no canteiro de obras da Fiol em Tanhaçu para receber o chefe da nação brasileira, o ministro da infraestrutura Tarcísio Freitas, a diretoria da Bahia Mineração (Bamin) e comitiva. Toda a logística está sendo preparada a todo vapor.

A Bahia Mineração S/A (Bamin) será a concessionária de 537 quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) no trecho ferroviário entre Ilhéus e Caetité. Única a participar do leilão, a Bamin passa a ser responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho 1, em uma concessão que vai durar 35 anos.

O traçado da Fiol 1 atravessará as cidades de Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité. Ao todo serão investidos R$ 3,3 bilhões, sendo que R$ 1,6 bilhão será utilizado para a conclusão das obras, que estão com 80% de execução.

EDIÇÃO: TARCÍSIO ARCANJO / Foto: Lay Amorim

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo