Saúde

Refrigerante faz tão mal assim?

Beba bem pouco ou nada de refrigerante. Não existe nenhum benefício mesmo, só prazer.

Queria dar uma resposta diferente, porque sei que quase ninguém resiste a uma coquinha gelada, mas a verdade é que… FAZ. E muito! Pior ainda para nós, mulheres! É fato: a fórmula do refrigerante é altamente viciante e eu diria até que foi feita para isso, viu?

Para começar: uma lata de refrigerante contém pelo menos 10 colheres de chá de açúcar, sendo que a Fanta Uva tem 14! Em apenas 10 minutos, por ser líquido, todo esse açúcar já está circulando na corrente sanguínea.

Como esse processo é muito rápido, o pâncreas vai precisar produzir muita insulina rapidamente para dar conta de colocar todo esse açúcar para dentro das nossas células em forma de energia. Só que se não estivermos precisando de tudo isso de energia, é onde o corpo começa a acumular.

Adivinha em forma do quê? Gordura! Só que não para por aí. Infelizmente. Na verdade, agora que fica pior. Para disfarçar o gosto de tanto açúcar, é adicionado o ácido fosfórico. E esse bonitinho ao entrar na corrente sanguínea, dá uma desnivelada no pH do nosso sangue, por isso um monte de cálcio é encaminhado para a corrente sanguínea para dar uma equilibrada. Cálcio de onde?

Dos ossos, dentes e músculos. Só que depois que ocorreu esse processo químico, o cálcio não tem mais forças para voltar de onde veio. E então será excretado pela urina. Excesso de refrigerante provoca: cãimbra, triglicérides alto, osteoporose e pedra do rim. E o refri zero? Tão ruim ou até pior. Ele não tem calorias, mas esse processo do ácido fosfórico acontece do mesmo jeito. E, além disso, o combo de adoçantes utilizados acaba com as bactérias boas do intestino.

Ou seja: beba bem pouco ou nada de refrigerante. Não existe nenhum benefício mesmo, só prazer. Marque aqui alguém que precisa ler urgente mente essas informações.

ALINE CARNEIRO
Nutricionista CRN5 –5288
EDIÇÃO: JOÃO MIGUEL / folhadovale 
Foto: Tumisu / 1110 images / Pixabay

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo